Cirurgias Estéticas

Mamas Masculinas

GINECOMASTIA
Excesso de gordura e/ou tecido mamário, conhecido como ginecomastia, é uma condição comum que afeta quase metade dos homens. Embora tipicamente não cause problemas de saúde, a ginecomastia é freqüentemente constrangedora e pode até ser dolorosa. A causa específica não é conhecida, mas pode resultar de diminuição de hormônios masculinos, aumento da gordura corporal ou como conseqüência do uso de medicações ou certas doenças.

A cirurgia de ginecomastia pode ser feita através de duas técnicas diferentes, dependendo de cada caso. Para pacientes com aumento da glândula mamária a cirurgia de excisão é a melhor alternativa, sendo removido o excesso de tecido por uma incisão na borda inferior da aréola. Para pacientes com excesso de gordura a melhor opção é a lipoaspiraçao, que remove gordura através de pequenas incisões na aréola ou axila. Frequentemente os dois componentes (glândula e gordura) estão presentes e nestes casos é necessário associar a retirada de glândula com a lipoaspiração da região peitoral.

Ginecomastia é o termo utilizado para descrever a presença de mamas femininas no homem. Se você não estiver satisfeito com o seu corpo, não se preocupe, existe uma solução para o problema. O importante é estar de bem com a vida!

RESULTADOS
O edema formado no local é reabsorvido substancialmente até o término do primeiro mês. Após este período, as mamas apresentam um resultado bem próximo do final, de modo que em seis meses os resultados são definitivos. Uma atividade física do tipo musculação, direcionada para os peitorais, contribui muito para um melhor resultado. Desta forma, mantenha-se sempre saudável porque, caso haja aumento de peso, as mamas podem crescer novamente devido ao excesso de gordura. A operação traz benefícios que incluem um peito firme e simétrico, conquistas que aumentam muito a autoconfiança.

A cirurgia de correção de ginecomastia deixa cicatrizes?
Sim, na transição entre a pele e a aréola. São cicatrizes que, após o término do amadurecimento, tornam-se finas e discretas.
Ouvi dizer que alguns pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Por que isso acontece?
Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência é avaliada durante a consulta inicial, quando é feita uma investigação detalhada abordando aspectos pessoais e familiares sobre o problema.
Existe correção para cicatrizes hipertróficas e quelóides?
Sim, existem vários recursos clínicos e cirúrgicos que nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas. Desta forma, o acompanhamento no período após a cirurgia é fundamental para que possamos detectar alterações cicatriciais e atuar precocemente em seu tratamento.
Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Somente entre o 4º e 6º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.
Existe risco de complicações nesta cirurgia?
Sim, toda cirurgia apresenta riscos. No entanto, raramente a cirurgia plástica de correção da ginecomastia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de controlarmos os riscos e de ser uma cirurgia de pequeno a médio porte em que não há manipulação de nenhum órgão vital. A complicação mais frequente desta cirurgia é o seroma (acúmulo de líquido na região operada). Sangramentos e infecções também podem ocorrer.
O pós-operatório da cirurgia mamária é doloroso?
Geralmente não. Para casos de pacientes com mais sensibilidade, utilizamos analgésicos simples para controlar a dor.
Devido aos grandes descolamentos realizados na cirurgia, a produção de líquidos aumenta, deste modo, é necessário utilizar drenos para evitar que estes líquidos se acumulem. Em casos menores, podemos abrir mão do dreno.
São utilizados curativos?
Sim. Curativos especiais com rayon, gaze e micropore são utilizados nos primeiros 3 dias. Após este período, é recomendado utilizar hidratantes na região e, após a retirada dos pontos, massagem local.
Quando tomarei banho completo?
Geralmente 24 a 48 horas após a cirurgia.
Quando são retirados os pontos?
Os pontos começam a ser retirados com 7 dias.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Exercícios, tipo caminhada e esteira, podem ser iniciados após 10 dias. As atividades de musculação que envolvam o peitoral, somente 45 dias após a cirurgia.