Mamas Masculinas

A cirurgia de correção de ginecomastia deixa cicatrizes?
Sim, na transição entre a pele e a aréola. São cicatrizes que, após o término do amadurecimento, tornam-se finas e discretas.
Ouvi dizer que alguns pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Por que isso acontece?
Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência é avaliada durante a consulta inicial, quando é feita uma investigação detalhada abordando aspectos pessoais e familiares sobre o problema.
Existe correção para cicatrizes hipertróficas e quelóides?
Sim, existem vários recursos clínicos e cirúrgicos que nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas. Desta forma, o acompanhamento no período após a cirurgia é fundamental para que possamos detectar alterações cicatriciais e atuar precocemente em seu tratamento.
Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Somente entre o 4º e 6º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.
Existe risco de complicações nesta cirurgia?
Sim, toda cirurgia apresenta riscos. No entanto, raramente a cirurgia plástica de correção da ginecomastia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de controlarmos os riscos e de ser uma cirurgia de pequeno a médio porte em que não há manipulação de nenhum órgão vital. A complicação mais frequente desta cirurgia é o seroma (acúmulo de líquido na região operada). Sangramentos e infecções também podem ocorrer.
O pós-operatório da cirurgia mamária é doloroso?
Geralmente não. Para casos de pacientes com mais sensibilidade, utilizamos analgésicos simples para controlar a dor.
Devido aos grandes descolamentos realizados na cirurgia, a produção de líquidos aumenta, deste modo, é necessário utilizar drenos para evitar que estes líquidos se acumulem. Em casos menores, podemos abrir mão do dreno.
São utilizados curativos?
Sim. Curativos especiais com rayon, gaze e micropore são utilizados nos primeiros 3 dias. Após este período, é recomendado utilizar hidratantes na região e, após a retirada dos pontos, massagem local.
Quando tomarei banho completo?
Geralmente 24 a 48 horas após a cirurgia.
Quando são retirados os pontos?
Os pontos começam a ser retirados com 7 dias.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Exercícios, tipo caminhada e esteira, podem ser iniciados após 10 dias. As atividades de musculação que envolvam o peitoral, somente 45 dias após a cirurgia.