Mastopexia (Lifting de Mamas)

A cirurgia de lifting de mamas é arriscada?
A incidência de complicações em cirurgia plástica de mama é muito rara. Uma avaliação criteriosa, indicando o procedimento somente em pacientes sadias ou com doenças controladas, reduz muito as complicações.
As cicatrizes são visíveis?
Ficam localizadas ao redor das aréolas, entre elas e o sulco e no sulco mamário constituindo um T invertido. Inicialmente vermelhas e escuras, vão clareando com os meses, tornando-se finas e claras após cerca de 1 ano. De modo que todas as cicatrizes fiquem dentro da área coberta pelo biquíni ou soutien.
Como ficarão minhas mamas no pós-operatório? Quais serão as mudanças?
O volume será definido de forma a manter a harmonia do corpo, podendo optar por mamas um pouco mais fartas ou menores. Além disso, elas serão menos flácidas, mais rijas e elevadas, melhorando o aspecto dos colos e dos bicos.
A gravidez compromete o resultado da cirurgia plástica?
Com a gestação, há um aumento do volume das mamas devido à produção de leite. Dependendo da qualidade da pele da paciente, pode ocorrer uma pequena queda, mas na maioria das vezes, o resultado não fica comprometido.
Não são utilizados na maioria dos casos. Em algumas situações específicas, devido aos grandes descolamentos realizados, a produção de líquido aumenta e nestes casos é necessário utilizar drenos para evitar que se acumulem.
O pós-operatório é doloroso?
Não. Na maioria dos casos o uso de analgésicos e anti-inflamatórios torna o pós-operatório confortável.
Quanto tempo depois da cirurgia posso tomar banho completo?
O ideal é depois de 24 horas.
Após quantos dias os pontos podem ser retirados?
Geralmente, os pontos começam a ser retirados com 7 dias. Nas visitas seguintes, os pontos continuam sendo retirados até a 3ª semana.
Quando posso voltar a trabalhar e praticar exercícios?
Em profissões que não exigem esforços, como atividades administrativas, o retorno é liberado com 10 a 14 dias. Já em atividades sem esforços físicos, os exercícios são liberados com 2 semanas. Além disso, atividades aeróbicas, tipo caminhada, com 30 dias e atividades que exigem esforços, como academia, com 2 meses.