Procedimentos Estéticos

Bioplastia

A belíssima atriz Angelina Jolie é, para muitas pessoas, considerada um ideal de beleza. Não é para menos, tem um corpo bem definido, cabelos longos e brilhantes, rosto marcante e, claro, lábios sensuais e carnudos. Mas, engana-se quem pensa que este tipo de boca é sinônimo de sensualidade só agora. Durante os anos 60, Brigitte Bardot já fazia muito sucesso!

Há cirurgias para quem quer um resultado permanente, tratamentos estéticos para quem quer exibir um sorriso carnudo por determinado período e, claro, alguns batons que dão um up instantâneo, mas bem passageiro. Escolha qual método você quer para conquistar lábios à la Jolie.

O processo de envelhecimento facial é uma das áreas mais estudadas da cirurgia plástica e inúmeros tratamentos estéticos foram desenvolvidos ou aperfeiçoados no sentido de revertê-lo.

A idade vem chegando e uma série de mudanças ocorrem, entre as quais podemos citar o olhar triste e cansado, manchas e a formação de vincos e rugas devido à perda da elasticidade e do turgor da pele. Com o passar dos anos, as rugas ficam cada vez mais evidentes e profundas. Deste modo, as substâncias utilizadas no preenchimento atuam com o objetivo de reduzir tais depressões, tornando a face mais jovem e uniforme. Além disso, há uma série de técnicas cirúrgicas que podem ser associadas com o objetivo de reposicionar os tecidos com ptose e atenuar as marcas do tempo.

Como a prevenção ainda é a melhor maneira de manter os lábios lindos, lembre-se que o tabagismo e a exposição solar aceleram o envelhecimento da pele deixando-a cheia de rugas e com uma cor amarelada. Antes de recorrer aos tratamentos, é importante manter a saúde dos lábios com o uso diário de filtros solares e substâncias hidratantes.

Dúvidas Frequentes

1
A partir de quantos anos é indicado o preenchimento facial com ácido hialurônico?
O preenchimento facial não tem uma idade certa para ser iniciado. Pode ser usado em cicatrizez deprimidas, marcas na pele resultantes de outros traumas. É mais usado para camuflar as marcas do tempo. Nestes casos, em geral após os 30 anos.
2
Como agem os preenchedores?
Como o próprio nome diz, preenche os espaços, distendendo as rugas, tornando-as mais superficiais ou até invisíveis. Também hidrata e melhora a passagem de nutrientes para a pele. Em outras palavras, as rugas e vincos são disfarçadas. Na prática é um tipo de "escultura facial" onde exaltamos o que é harmônico e belo e camuflamos o que esta em desarmonia. A figura abaixo ilustra como age o preenchedor.
3
É necessário anestesia para sua aplicação?
Na maioria das vezes não. O procedimento é rápido (em torno de 10 minutos). Algumas vezes associado à anestesia tópica (pomada ou resfriamento) e raramente bloqueio dos nervos com infiltração. Em geral, o procedimento é bem tolerado, mesmo sem anestesia.
4
Quais os tipos de preenchedores?
Existem preenchedores definitivos (metacrilato ou PMMA) e preenchedores temporários (ácido hialurônico e outros). É de preferência do autor o uso apenas de preenchedores temporários. E dentre eles o AH. Apesar de ser liberado para este uso, o autor não utiliza o PMMA para fins de preenchimento facial. A principal desvantagem do ácido hialurônico é o seu custo. É a principal queixa tanto de médicos e pacientes. Se o seu tratamento está muito mais barato que a média, possivelmente seu tratamento não é com ácido hialurônico.
5
Quais os locais mais comuns em que se aplicam os preenchedores?
Praticamente todas as rugas e vincos da face podem ser preenchidas com acidohialuronico. Os locais mais comuns, com melhores resultados são as rugas entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e "bigode chinês". É muito usado também para rugas ao redor dos lábios e para aumentar o volume dos lábios. Abaixo ilustramos os pontos que podem ser tratados com AH.
6
Quanto tempo dura o resultado?
O efeito dura em média 6 a 8 meses. Existem algumas formulações mais espessas, para preenchimento de rugas profundas, onde o efeito pode ser visto até 1 ano após.
7
O que pode "dar errado" com uso de preenchedores?
No caso dos preenchedores definitivos, existe o risco do organismo não aceitar o produto (rejeição). Este risco é praticamente nulo com o ácido hialurônico. Com AH pode ocorrer vermelhidão no local da aplicação (resolve-se em até 48h), áreas endurecidas (regride em 2 semanas) e hematomas no local da punção. Podemos ainda citar o risco do paciente não gostar do resultado, o que é raro quando feito com parcimônia e boa técnica. É comum aplicarmos gradualmente e não "tudo de uma vez". A técnica permite pequenos retoques após algum tempo. Assim minimizamos o risco de arrependimento.
8
Qual a vantagem de usar preenchedores temporários?
Caso o resultado não seja o esperado, basta ter um pouco de paciência que retornará exatamente ao que era. Caso o resultado agrade, pode ser repetido quantas vezes for necessário. Não impede o uso de outras técnicas (toxina botulinica, cirurgias e etc). Praticamente inexiste o risco de rejeição.
9
É comum o uso de Botox associado aos preenchimentos?
É muito freqüente e benéfica esta associação. A toxina botulinica (Botox) pode prolongar a duração do acido hialuronico. Sem contar que a melhora das rugas e vincos é mais expressiva quando o tratamento é associado.
10
Vale a pena fazer preenchimento?
Desde que você entenda a limitação do procedimento e os cuidados, vale sim a pena. A grande vantagem do preenchimento com acido hialuronico é não alterar a imagem facial. Apenas camufla o que esta em excesso. Não há mudanças drásticas na fisionomia. Não desfigura e não tira a identidade da pessoa. Apenas atenua as marcas do tempo. Como dissemos, a principal queixa dos pacientes (com razão) é o custo do tratamento com acido hialuronico. Produtos de boa qualidade e boa técnica permitem resultados muito naturais. Nomes comerciais dos ácidos hialuronicos mais usados: Surgiderm, Restylane, juvederm.
11
Em quanto tempo posso voltar às minhas atividades?
O local pode ficar inchado e com hematomas por cerca de 1 semana, mas o retorno é no dia seguinte na maioria dos casos.
12
Há alguma contraindicação?
Algumas pessoas com doenças autoimunes, grávidas ou mulheres que estão amamentando.
13
Quando devo fazer?
Em qualquer idade. Não há restrição para a utilização dos preenchedores em pessoas jovens desde que haja necessidade real. Porém, os problemas que podem ser corrigidos com o preenchimento costumam surgir após os 30 anos em função do processo de envelhecimento.
Dr. Tiago André Ribeiro
CRM 21.671 - Cirurgião Plástico
R. Dom pedro II - 2740 - Lago Municipal
Toledo - PR
Desenvolvido por Studio Midiamix Creative Web