Emagrecimento

LOW CARB


A dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia. É importante ressaltar que a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, porém ele não será saudável e pode ter uma série de consequências graves para a saúde. Os carboidratos incluem alimentos como arroz, macarrão, pão e batata.

DIETA KETO


Dieta KETO: a Low Carb que está bombando !
Com apenas 5% de carbo essa dieta é aposta das famosas para perder peso rápido. A KETO conhecida aqui no Brasil como CETOGÊNICA
Ajuda a emagrecer? SIM !
Vantagens: Emagrecimento rápido !
Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado. E isto leva a perda de peso rápida de cerca de 4 quilos.
Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura.
👉👉Mas Não é seguro você seguir sozinha !
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JEJUM INTERMITENTE


Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda. Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.
O jejum era muito comum na época paleolítica, em que o ser humano vivia de caça e não tinha acesso a alimentos o tempo todo. O método, no entanto, não é indicado para todas as pessoas e pode trazer problemas quando feito sem a orientação adequada.

GORDURA VISCERAL


Você sabia que a Gordura Visceral é aquela localizada atrás dos músculos, acomodada junto aos órgãos e tem aparência de “gordura dura” como se fosse uma bola.
Conhecida como a “barriga de cerveja”, embora presente até mesmo em quem beba. É um tipo de gordura mais frequente em homens do que em mulheres.
Essa gordura visceral (dentro na cavidade abdominal), quando excessiva, pode aumentar o risco cirúrgico e prejudicar o resultado estético. Por isso, ter o peso ideal para fazer uma cirurgia plástica de lipoaspiração e/ou abdominoplastia é tão importante.

BIOIMPEDÂNCIA


A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Esse exame pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

ERROS MAIS COMUNS DE QUEM TENTA EMAGRECER


Quer emagrecer? Já começou uma dieta e desistiu?
Emagreceu e voltou a engordar ?
Você provavelmente cometeu alguns erros sem saber!
Não corra o risco de fazer dietas que não funcionam ou prejudicam a sua saúde. 👉Veja os erros mais comuns de quem tenta emagrecer:
▴ Não persistir e achar que não é capaz!
▴ Pesar-se todos os dias.
▴ Pular refeições.
▴ Seguir dietas restritivas, da moda e ir na onda dos shakes emagrecedores.
▴ Usar diuréticos e laxantes.
▴ Usar medicamentos “emagrecedores”.
▴ Traçar metas inviáveis ou simplesmente não traçá-las.
▴ Consumir bebida alcoólica em excesso.
▴ Não fazer exercícios físicos.
▴ Exagerar nos fins de semana.
Não consultar um PROFISSIONAL!
Para uma dieta atender suas necessidades e expectativas, procure a orientação de um profissional qualificado.

FIQUE DE OLHO NOS RÓTULOS


Ler os rótulos dos alimentos ajuda a evitar o excesso de sal e gorduras na dieta. Para manter uma dieta balanceada é fundamental conhecer as propriedades dos alimentos que consumimos. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a veiculação de um rótulo nutricional nas embalagens dos produtos. Definição de cada um dos itens obrigatórios:
Valor energético
Carboidratos
Proteínas
Gorduras totais
Gorduras saturadas
Gordura trans
Fibras alimentares
Sódio
Agora é só comprar os alimentos mais saudáveis.

GERENCIAMENTO DE PESO


O que fazer para não engordar novamente?
Sem dúvida, é uma das perguntas mais freqüentes e de grande importância.
Cerca de 90% dos pacientes que conseguiram emagrecer, tendem a recuperar o peso perdido, num prazo de 3 anos.
Fase de Manutenção:
Nesta etapa é natural que o paciente encontre dificuldades, pois terá que dar continuidade às modificações iniciadas durante o tratamento e que não podem ser interrompidas: MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES E COMPORTAMENTAIS.
As atividades físicas que tenham sido introduzidas durante o período de emagrecimento devem consolidar-se como hábitos de vida, para evitar-se uma diminuição do gasto energético.
GERENCIAMENTO DE PESO = Nutrição + Controle de peso + Atividade Física.

DIFERENÇA ENTRE ÍNDICE GLICÊMICO E CARGA GLICÊMICA


Conforme a publicação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA LOW CARB:
Índice Glicêmico corresponde a propriedade ou a “qualidade” que um alimento tem de gerar um pico de glicemia a partir de sua absorção no sistema digestivo. Ou seja é a ação imediata relacionada a glicose no sangue. Ja a carga glicêmica é o reflexo da “quantidade” desta repercussão na glicemia, portanto é importante saber quanto de carboidratos tem em uma determinada porção.
Um exemplo clássico: a CENOURA 🥕 tem um alto índice glicêmico determinado por uma capacidade alta de elevar a glicemia apos sua ingestão, porém uma baixa carga glicêmica, visto que a quantidade de carboidrato é muito pequena porção. Teríamos que ingerir uma quantidade grande de cenouras 🥕🥕🥕🥕🥕🥕🥕🥕🥕🥕🥕 para gerar uma repercussão realmente representativa.Existem diversas tabelas que nos auxiliam nestes valores para diversos alimentos.
Toda esta ciência em relação à absorção e efeitos dos alimentos pode ser colocado na prática diária de treinos e de estilo de vida.